O sistema ERP, ou sistema de planejamento de recursos empresariais, é uma parte essencial quando o intuito é garantir eficiência e a integração de processos.
A seguir, iremos explorar essas informações para entender o que é o sistema ERP e para que ele serve. Confira!
O que é um sistema ERP?
O sistema ERP trata-se de uma ferramenta de gestão responsável por integrar todos os processos considerados fundamentais para uma empresa, garantindo que estejam todos em um único sistema.
Por meio dessa ferramenta, é possível compartilhar informações de diferentes setores (financeiro, recursos humanos, produção, vendas, etc.) e ter uma boa colaboração entre eles de forma que promova a eficiência.
O intuito desse sistema ERP é garantir a centralização de informações e a otimização dos processos empresariais, o que irá proporcionar uma visão mais ampla das operações empresariais.
Principais características de um ERP
Ao falarmos de sistemas ERP, as principais características precisam ser mencionadas, afinal, são elas que fazem dessa ferramenta tão essencial para a gestão de tantas empresas. Essas características são:
- Modularidade, afinal, ele é composto por diversos módulos;
- Integração;
- Personalização;
- Escalabilidade;
- Centralização de dados.
Benefícios de um sistema ERP
Além das características, que já moldam esse sistema, precisamos destacar também os benefícios, que são muitos.
Integração de processos empresariais
Um dos principais benefícios do sistema ERP é a integração de processos empresariais, afinal, ele ajuda a eliminar inconsistências e dados repetitivos.
Dessa forma, todos os setores da empresa podem estar devidamente alinhados e funcionando com eficiência.
Além de melhorar a comunicação entre esses setores, promove a colaboração entre eles e ainda facilita o momento de tomada de decisão que precisa de dados atualizados e precisos.
Melhoria na eficiência operacional
Essa ferramenta de gestão ainda contribui para a melhoria na eficiência operacional, já que muitas tarefas passam a ser automatizadas e liberando o colaborador para realizar atividades pensadas em estratégias e criatividade.
Com a automação de processos, os erros humanos também passam a ser menores, além de ser uma excelente forma de melhorar a eficiência operacional.
Pensando em um mercado que está sempre se atualizando e promovendo mudanças, esse benefício acaba se destacando.
Redução de custos e aumento da produtividade
Outro benefício que não pode ficar de fora é a redução de custos e o aumento da produtividade que esses sistemas possibilitam nas empresas.
Com a automação de diferentes processos e a centralização, a redução de custos operacionais acaba sendo significativa.
Além disso, com os processos sendo mais eficientes e por conta das integrações, se torna possível otimizar muitos recursos e, com isso, diminuir os desperdícios e melhorar a produtividade no ambiente.
Principais funcionalidades de um sistema ERP
As funcionalidades de um sistema ERP são variadas, fazendo dele uma ferramenta bastante buscada quando falamos de gestão. Entre essas diversas possibilidades, destacamos as principais:
Gestão financeira
Na gestão financeira, a sua empresa terá uma série de funcionalidades para diferentes atividades: contabilidade, gestão de caixa, contas a pagar e receber, relatórios financeiros e muitas outras.
Com o sistema em funcionamento, é possível ter um controle mais rigoroso das finanças empresariais, garantindo conformidade com as regulamentações, e ter um processo de análise facilitado.
Controle de estoques
Existem muitas ferramentas voltadas para o controle de estoque, afinal trata-se de um ponto importante para garantir eficiência operacional.
É possível utilizar ferramentas para rastrear os níveis de estoque, gerenciar inventários, otimizar o reabastecimento de produtos, dentre outros.
Excelente para evitar excessos e a falta de produtos ou materiais.
Gestão de vendas e CRM
Com a opção de gestão de vendas e CRM, é feito o gerenciamento do ciclo completo de vendas.
Nele, encontram-se funcionalidades diversas, como gestão de oportunidades, análise de desempenho, emissão de pedidos e faturas, etc.
Planejamento de produção
Com o planejamento de produção, é possível planejar, programar e controlar toda a produção. Isso garante que ocorra uma utilização eficiente de cada recurso, assim como o cumprimento de prazos determinados.
Como um sistema ERP pode beneficiar o setor industrial
Falando agora do setor industrial, particularmente, o sistema ERP pode ofertar muitos benefícios.
Além de permitir uma visão integrada de toda a cadeia de produção, desde a escolha da matéria-prima até o resultado, ele ainda contribui para a otimização de produção, melhoria na qualidade dos produtos, redução de custos e para o aumento da satisfação do cliente.
Implementação de um sistema ERP
Implementar um sistema ERP irá exigir um bom planejamento e uma abordagem estratégica bem definida, afinal, apenas com esses cuidados será possível obter os resultados desejados.
Uma análise detalhada das necessidades deve ser feita, para entender o que realmente a empresa precisa e como chegar a esse resultado.
Para isso, pode ser necessário realizar o treinamento de funcionários, preparar toda a infraestrutura e, claro, ter o fornecedor certo deste serviço.
A iQuattro é especialista em Sistemas ERP!
A iQuattro é especialista em Sistemas ERP! Essa pode ser a parceria que faltava para levar o seu negócio para outro patamar.
Para saber mais sobre a iQuattro e as ferramentas que ela pode ofertar para melhorar seus resultados, entre em contato e fique por dentro de todos os detalhes!